Atuação

A Epoka Brasil atua com produtos novos e recondicionados. Oferecemos
servidores, workstations, soluções de Storage e partes em até 80% do preço de lista.
Você se beneficia com nossa garantia, agilidade, instalação e manutenção.


Sun Microsystems, HP, IBM, Hitachi, Cisco, AMCC, Adic, Amdhal, Fujitsu

A Epoka Brasil fornece equipamentos novos e recondicionados, assim como soluções corporativas de alta-performance, contando com uma extensa linha de produtos, desde Mainframes, até equipamentos NAS / SAN e de conectividade.
 

O que é um produto recondicionado (refurbished)?
A tradução mais próxima para refurbished seria remanufaturado. Mas não confunda o conceito utilizado para cartuchos de tinta para impressora. No caso de eletrônicos, a remanufatura não se limita apenas a simples limpeza ou troca de pequenos mecanismos.

Primeiramente é importante salientar que nem sempre o produto remanufaturado é usado. Existem produtos classificados como refurbished que nem sequer chegaram a ser ligados. Isso porque muitos consumidores se arrependem de ter comprado algo e como muitas vezes o produto foi desembalado, as fabricantes não podem simplesmente revendê-los como novos. Outras fontes de produtos remanufaturados são pontas de estoque ou produtos que estavam em demonstração.

Apesar deste pequeno detalhe, de modo geral o produto remanufaturado surge a partir de algum problema, no produto ou mesmo na decisão do comprador. Por exemplo: imagine que você comprou uma televisão e quando você foi instalar, descobre que ela não cabe na estante onde você havia planejado sua instalação. Evidentemente, a primeira atitude que você vai tomar é entrar em contato com o local onde a comprou, para tentar a troca por outra que seja da medida desejada. Em outra situação, pode ter havido falha no setor de qualidade do fabricante, que deixou passar algum detalhe indesejado, como a falta de um acabamento ou detalhe externo.

Nos casos em que o produto ainda está novo, as lojas encaminham o eletrônico para a fabricante avaliar o problema que ocorreu. Caso o defeito no produto seja mínimo, sendo apenas uma peça com problema ou ausente, a empresa responsável pelo dispositivo vai encaminhar a situação para o setor técnico, que vai verificar as condições e possibilidades de reparo.

Constatada a viabilidade do conserto, a fabricante restaura o produto. Depois de trocar o componente com defeito, a equipe técnica realiza uma série de testes (normalmente os mesmos que são efetuados com produtos novos). Os produtos sem condições de reparo são descartados. Por fim, o fabricante entra em contato com lojas interessadas e autoriza a venda dos novos produtos por um valor bem abaixo do comum (algumas vezes até 50% do custo original).

Legal, quero comprar!

Nos EUA e em outros países este processo é bem comum e uma diversidade de produtos são comercializados em lojas famosas. No Brasil ocorre o oposto, de modo que é muito raro encontrar uma loja que venda este tipo de produto. O mais provável é que você encontre produtos importados em alguns sites desconhecidos, a grande maioria deles provenientes dos EUA. Até aí nenhum problema, afinal, é quase a mesma coisa que comprar diretamente de uma loja americana.

Todavia, o "quase" pode sair caro. Como em toda aquisição de um novo produto, você deve tomar alguns cuidados. Os produtos refurbished sempre possuem um período de garantia, o qual, em geral, é mais curto do que o período comum. Apesar disso, este tempo oferecido pela fabricante serve para o consumidor ter certeza de que apesar de o produto ser remanufaturado, a qualidade está normal e o aparelho deve ter uma vida útil comum.
Só para ficar bem claro, se o produto que você estiver adquirindo não possuir garantia, procure outro, pois todo (sem exceções) eletrônico deve ter um período de garantia limitada — em geral os itens refurbished possuem um tempo que varia de 30 a 90 dias.

A segunda dica pode encarecer o produto, mas garante a você um pouco mais de tranquilidade. Por incrível que pareça, alguns poucos eletrônicos refurbished possuem planos de garantia estendida e até mesmo período para trocas.
Sendo assim, caso a loja em que você esteja comprando ofereça um tempo de garantia extra, não pense duas vezes em aderir a este recurso. Mesmo que custe um pouco mais, este pequeno detalhe pode lhe poupar dores de cabeça e até mesmo a compra de um produto novo (afinal, mesmo que tenha sido testado, defeitos podem aparecer).

A terceira dica é um tanto desnecessária, mas não custa relembrar. O produto remanufaturado é sim mais barato que o novo, no entanto, isso não significa que ele vai custar 30% do valor original. Aliás, se você está pensando em comprar um computador ou outro eletrônico justamente por ter encontrado uma pechincha, pense duas vezes: o vendedor ou loja em questão pode estar comercializando algo diferente do anunciado.
Vale a pena?

No Brasil é muito difícil encontrar lojas que vendam este tipo de produto. Em geral é comum se deparar com notebooks importados, outros eletrônicos são raros. Só por curiosidade, nos EUA é possível adquirir até mesmo Playstation 3 refurbished. Independente de qual seja o produto, a compra de itens remanufaturados sempre vale a pena, claro, se observados todos os detalhes que citamos.


Quando o remanufaturado é a melhor opção?

• Quando seu orçamento é reduzido, o produto remanufaturado é uma excelente opção para manter a qualidade de novas aquisições, aumentando a rentabilidade de recursos;
• Alguns aplicativos não precisam do elevado desempenhos dos produtos de última geração;
• Quando o atual ambiente de produção de IT foi descontinuado pelo fabricante e não há interesse em investir na atualização deste ambiente;
• Produtos remanufaturados oferecem melhor custo x benefício para utilização em ambientes de treinamento e desenvolvimento;
• Produtos novos e de alta rotatividade que ficam fora de estoque podem ser mais facilmente encontrados no mercado de remanufaturados;
• A aquisição de produtos remanufaturados poupa recursos do meio ambiente (insumos e energia), cooperando para um mundo mais verde.

Como me proteger quando comprar um produto remanufaturado?

Existem algumas precauções que devem sempre acompanhar a escolha do fornecedor de produtos remanufaturados, aqui vão algumas dicas:

• Escolha um fornecedor confiável - Tenha certeza de comprar de um fornecedor idôneo, que não vai “desaparecer” caso surja algum problema no produto adquirido. Alguns comerciantes simplesmente compram vendem produtos usados, anunciado como remanufaturados sem uma garantia adequada ou política de assistência.
• Confirme a garantia – Produtos remanufaturados possuem uma garantia diferenciada, que não interfere na vida útil do produto: um eletrônico geralmente apresenta defeitos assim que é colocado em produção. Após uma semana ou duas de utilização, raramente apresentará defeito. Para algumas linhas de produtos, como memórias e processadores, a garantia oferecida pela Epoka é a mesma equivalente para produtos novos.
• Compre agora! – Produtos remanufaturados possuem um giro de estoque muito rápido, devido à grande demanda acarretada pela exigência do mercado. Diferente de produtos novos, que são continuamente produzidos, a disponibilidade de um item hoje pode estar indisponível amanhã.